Novidades
Home / Notícias / PAM/ATENDIMENTOS

PAM/ATENDIMENTOS

DSC_0148Pronto Atendimento Médico de Poconé atende milhares de pessoas todos os meses

 

Mesmo com as dificuldades encontradas no início do ano, o Pronto Atendimento Médico(PAM) de Poconé(104 km ao sul de Cuiabá), vem prestando, constantemente, os serviços de saúde à população poconeana.
A unidade conta com um quadro de 60 funcionários, dentre eles, 08 médicos, 06 enfermeiras, 22 técnicos de enfermagem, 02 responsáveis de farmácia, 04 recepcionistas, 04 “apoios”, 05 motoristas e 04 auxiliares de serviços gerais, além de um médico infectologista, o Dr. Cassius Klein.
Segundo a responsável técnica do PAM, enfermeira Deusa Alves, em janeiro, foram adquiridas novas cadeiras para a recepção, substituição dos vidros das portas e janelas danificados, consertos e reparos em todos os equipamentos da unidade, incluindo ar condicionado, ventiladores, macas, e outros. Além disso, a Secretaria de Assistência Social ofertou a doação de 27 lençóis para os leitos das salas de observação.
A alimentação dos funcionários melhorou, pois as refeições eram feitas numa sala de repouso, inadequada, e agora passaram a ser no refeitório do Hospital Geral através de uma parceria entre as duas instituições, incluindo também, os serviços de lavanderia. O dispensário da farmácia possui diversos medicamentos, não faltam mais os produtos de limpeza e higienização, e os resíduos infectantes estão sendo coletados por empresa especializada.
São realizadas, mensalmente, reuniões da equipe de profissionais da unidade, afim de discutirem, e darem sugestões, visando a melhoria no atendimento aos usuários do SUS(Sistema Único de Saúde). Ainda são realizados e encaminhados pelo PAM, exames complementares de Raio-X, ECG(eletrocardiograma), laboratorial, dentre outros.
Os números nos atendimentos são altos:
Janeiro: foram atendidas 3.483 pessoas, com 65 viagens, sendo 22 gestantes;
Fevereiro: foram 3.572 atendimentos, com 40 viagens, sendo 14 gestantes;
Março: foram 3.660 atendimentos com 58 viagens, sendo 15 de gestantes;
Abril: foram 4.000 atendimentos, com 50 viagens, sendo 22 gestantes.
As equipes médicas do PAM também realizaram diversos partos no município, e nos atendimentos em geral, somou 2.570 pessoas que ficaram em observação, e 70 que foram transferidas para internação no Hospital Geral de Poconé. Os uniformes dos funcionários são esterilizados, assim como, os materiais para sutura, curativo, de entubação, e outros, garantindo a integridade de todos.
Outro avanço obtido na unidade, e principalmente para os usuários, é o fato de não mais ficar sem médicos nos plantões que ocorriam situações de gravidade em que a equipe médica teria que levar pacientes para Várzea Grande ou Cuiabá. Desde o primeiro mês deste ano(2017), sempre que surgem as emergências com pacientes que precisam ser transferidos fora da cidade, outra equipe médica(com médico e enfermeira), que fica de aviso, é rapidamente convocada para ficar atendendo no PAM.
O PAM ainda contribui com o Hospital Geral, no tocante à transporte específico de ambulância dos pacientes que têm que ir para a capital realizar exames ou outros procedimentos, bem como, aqueles destinados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Mais melhorias são esperadas, como por exemplo, a da instalação de uma sala de estabilização, onde já foi aprovada a liberação de uma emenda parlamentar, de autoria do Secretário de Trabalho e Assistência Social/MT, deputado Max Russi, para sua concretização.

 

Assessoria: Benedito Edmar
Foto: Adilson Juliano

 

Sobre Benedito Edmar Oliveira​ Sales

Assessor de Imprensa da Prefeitura de Poconé.

Deixe uma resposta

Seu email nao sera publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top