Novidades
Home / Notícias / CELEBRAÇÃO

CELEBRAÇÃO

20170402_114733Agentes de saúde e de endemias completam 10 anos de estabilidade em Poconé

 

Na manhã do último domingo(02/04), agentes comunitários de saúde(ACS) e de combate a endemias(ACE) estiveram celebrando através de um culto ecumênico seus 10 anos de estabilidade no município de Poconé-MT(104 km de Cuiabá).

A cerimônia aconteceu no Haras Santa Rita e contou com presenças do prefeito Tatá Amaral(PR), primeira-dama Joelma Gomes, secretária de saúde Ilma Regina, vereadores Ball (DEM), Walney(PV), Meirynalva(PSDB),presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poconé Lucimeire Bastos, ex-prefeito Clóvis Martins, da presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Mato Grosso(Sindacse-MT) Dinora Magalhães, e do Deputado Federal Valtenir Pereira(PMDB) que destacou a importância desses servidores.

20170402_105944

Deputado Federal Valtenir Pereira

“São profissionais fundamentais para a atenção básica de saúde, eles vão e orientam aquele cidadão que tem pressão alta como conviver com esse mal estar que se não controlado pode trazer um acidente vascular cerebral(AVC), um infarto, pode trazer tragédia nas famílias.”, disse o deputado, que no ano de 2007 esteve abraçando a causa dos agentes poconeanos, e através da Emenda Constitucional 51 conseguiu em conjunto com o ex-prefeito Clóvis Martins a criação da lei que garantiu a estabilidade deles no município.

“Nós fomos o primeiro município do Estado de Mato Grosso a criar essa Lei onde demos a estabilidade que hoje está fazendo 10 anos, ficamos muito felizes em fazer parte dessa história.”, reforçou Clóvis.

 

PicsArt_04-03-09.07.30A presidente do SISMUP Lucimeire Bastos, parabenizando os agentes, aproveitou para reforçar os pedidos de melhorias para a classe, sua valorização, condições de trabalho, uniformes e EPI’s.

Em resposta, a secretária municipal de saúde Ilma Regina Figueiredo anunciou que em relação aos uniformes, que há cinco anos não é renovado, já existe ações da administração para sua compra, bem como, de novas mochilas e EPI’s, além disso, o processo de aquisição de um veículo já está finalizado, e em breve poderá ser comprado, e ainda buscará meios legais na ajuda de custo para locomoção do(a)s agentes do meio rural.

 

20170402_114046

Prefeito Tata Amaral assina solicitação de audiência com os agentes

No ato, o prefeito assinou uma solicitação de audiência com todos os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, e anunciou o pagamento em três parcelas(Abril, Maio e Junho), com recursos próprios, de um incentivo adicional para eles, o que seria uma espécie de 14° salário. O recurso veio no ano passado, via Governo Federal, porém não foi repassado, sendo utilizado para outra finalidade.

“Nós como gestor temos o grande compromisso de ajudar e retribuir de todas as formas vocês, estamos a disposição de vocês para poder contribuir com a categoria”, concluiu o prefeito.

Ainda na cerimônia, emocionados, agentes relataram suas dificuldades no cumprimento da missão, situações vividas, como da agente Zilair, da região da Comunidade 120, e da agente na cidade Marileide, que com 19 anos no serviço relatou o sentimento de trabalhar nessa função.

“Somos o bom samaritano que ao ver alguém caído paramos para ajudar, lugares onde muitos nem imaginam lá estamos tentando solucionar o problema de quem precisa de ajuda. Ser agente tem que ser solidário todos os dias e gostar do que faz. Somos uma categoria sofrida e muitas vezes caluniada por aqueles que não entendem o que é olhar o ser humano como um todo, na sua integralidade, por isso hoje estamos aqui.”, narrou Marileide, sendo aplaudida pelos presentes.

 

Assessoria: Benedito Edmar

 

Sobre Benedito Edmar Oliveira​ Sales

Assessor de Imprensa da Prefeitura de Poconé.

Deixe uma resposta

Seu email nao sera publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top