Home / Notícias / COMBATE AO MOSQUITO

COMBATE AO MOSQUITO

IMG-20180306-WA0010 (1)Prefeitura alerta população para cuidados contra o mosquito da Dengue em Poconé

Assessoria – Prefeitura de Poconé

 

A Prefeitura de Poconé (104 km ao sul de Cuiabá), por meio da Vigilância Ambiental do município, tem intensificado o combate ao mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti. Para isso, lançou a campanha Dengue tem que acabar! – Cuide de quem você ama! Poconé conta com a sua participação, juntos venceremos!”.
Seguindo a programação de ciclos bimestrais, preconizado pelo Ministério da Saúde e sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, os agentes de combate à endemias (ACE’s) têm feito, diariamente, orientações para a população, alertando sobre os riscos das doenças transmitidas por vetores (Dengue, Zica, Chicungunya e outros), bem como, suas formas de prevenção e combate.
Além dos trabalhos de orientação, são realizadas pesquisas larvárias afim de identificar possíveis focos do mosquito para, posteriormente, ser feito o tratamento do depósito e a eliminação dos potenciais criadouros. Ainda, de acordo com a Vigilância Ambiental, no surgimento de Casos Notificados de Pessoas Infectadas por alguma dessas doenças, é realizado o Bloqueio de Caso, ou seja, a delimitação de área para aplicação espacial de inseticidas (popularmente conhecido como borrifação ou fumacê).
Em janeiro e fevereiro, dentro do 1° Ciclo Epidemiológico de 2018, os agentes visitaram 14.523 imóveis e nos pontos estratégicos trabalhados realizaram 04 inspeções em cada uma das 71 unidades, totalizando 284 visitas nos dois meses.

Bloqueios de Casos:

– Janeiro: 4.164 imóveis borrifados
– Fevereiro: 3.658 imóveis borrifados

Índice de infestação geral no município no período de 01 de janeiro a 28 de fevereiro de 2018:

– Aedes aegypti: 0,43%
– Aedes albopictus: 0,02%

Dicas de Prevenção e Combate ao Mosquito da Dengue:

– Limpe e cubra todos os objetos que possam acumular água;
– Mantenha as garrafas de cabeça para baixo;
– Mantenha as caixas d’água tampadas;
– Adicione areia aos pratos das plantas.

 

Sobre Benedito Edmar Oliveira​ Sales

Assessor de Imprensa da Prefeitura de Poconé.

Deixe uma resposta

Seu email nao sera publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top