Novidades
Home / Notícias / FEIRAS/APOIO

FEIRAS/APOIO

IMG-20171010-WA0075[1]Prefeitura Municipal reúne com feirantes em Poconé

 

Com o objetivo de organizar, estruturar e dar melhores condições para exercício de suas atividades, a Prefeitura Municipal de Poconé (104 km ao sul de Cuiabá), convocou os feirantes da cidade, tanto os da Praça da Matriz, quanto os da Praça da Rodoviária, para uma importante reunião, que foi realizada no Auditório Armando Quinto de Souza, localizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde. O prefeito Tatá Amaral (PR) participou das discussões acompanhado da secretária de Assistência Social, primeira-dama Joelma Gomes e do secretário de Desenvolvimento Agropecuário Rural e Urbano, Guido do Barreirinho e demais secretários e diretores municipais.
“Queremos estar junto com eles(feirantes), buscando parcerias para que possam ter melhores condições de produzirem e comercializarem seus produtos, fortalecer a sua atividade e dar mais condições para que possam ampliar os seus negócios e  melhorar o atendimento para a sociedade poconeana. Temos o nosso objetivo de construir um barracão estruturado para abrigar o espaço, com tudo organizado, com higiene, e quanto mais cedo agirmos, mais cedo conseguiremos obter os resultados”, disse o prefeito Tatá Amaral.

 

José Gamballi - Sup.Executivo (Desenvolve MT)

José Gamballi – Sup.Executivo (Desenvolve MT)

Na oportunidade, o superintendente executivo do Desenvolve-MT(antigo MT Fomento), José Gamballi, foi convidado  para estar apresentando aos feirantes as oportunidades em linhas de crédito para que os mesmos possam investir e ampliar os seus negócios, bem como, na capacitação do atendimento ao público em geral.
“O objetivo do Governo de Mato Grosso com a Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso S.A., Desenvolve MT, é unificar o atendimento das políticas públicas para o desenvolvimento econômico do estado e atuar com mais oferta de linhas de financiamento para micro e pequenas empresas, incluindo oferta à agricultura familiar e prefeituras. Saímos satisfeitos desta reunião, e acreditamos que conseguiremos fazer grandes negócios em Poconé, para melhorar a renda dos produtores e, consequentemente, a economia do município”, destacou Gamballi.
O Desenvolve MT também presta serviços de assessoria e consultoria para recuperação e viabilização de setores econômicos e empresas instaladas em Mato Grosso; apoio financeiro à estruturação de projetos de interesse social no setor de infraestrutura urbana; participação no capital de empresas, públicas e privadas, inclusive nas sociedades de propósito específico e investimento no jovem empreendedor, com o fim de desenvolvimento de ideias inovadoras.
PicsArt_10-10-07.02.04[1]Para os pequenos produtores rurais que trabalham nas feiras do município, a reunião foi de grande valia e acendeu a esperança de continuarem exercendo as suas atividades através das  oportunidades de crescimento oferecidas pelo Desenvolve MT, como afirma a produtora Maria Conceição Pizotto, popularmente conhecida como professora “Cotinha”, moradora do distrito de Nossa Senhora Aparecida do Chumbo, zona rural de Poconé, que produz, de forma 100% orgânica, seus hortifrútis granjeiros, além dos doces, bolos e biscoitos, comercializados e encomendados na Feira Artesanal e da Agricultura Familiar, que acontece todas as sextas-feiras, das 17h00m às 22h00m, na Praça da Rodoviária, em Poconé.
“Se o campo não planta a cidade não janta, somos nós moradores lá da zona rural que trazemos o alimento para mesa dos moradores da cidade, e agora, através desse empenho da atual Gestão, que tem trabalhado em prol da Agricultura Familiar, temos certeza que vamos conseguir um espaço apropriado, confortável e com todas as condições para o bom atendimento de nossos clientes”, afirmou a professora Cotinha.
Outro que saiu confiante da reunião foi o senhor Levi Bondespacho, produtor rural da comunidade Carandazinho que, no passado, já havia aberto uma linha de crédito junto ao então MT Fomento para aquisição de um veículo. Ele explica que trabalhou por 30 anos como taxista e por motivos de saúde teve que abandonar a profissão, vindo a se tornar pequeno produtor rural, e hoje, juntamente com a sua família, retira o seu sustento através dos produtos comercializados na feira.
“Hoje eu trabalho com a feira e posso dizer que minha renda, o meu sustento, vem dela e das coisas que produzimos, hoje temos vacas de leite, fazemos queijo, doce, e trazemos tudo na feirinha, e vem dando tudo certo. Estou quitando o meu carro, que adquiri através de uma linha de crédito do antigo MT Fomento e se eu tiver oportunidade de pegar outra linha de crédito de novo, vou buscar e ampliar a minha atividade porque meu sonho é só aumentar minha produção”, finalizou Levi.
PicsArt_10-11-11.52.39[1]MAIS CREDITO
Na área de crédito, o objetivo do Desenvolve MT é fomentar as linhas já existentes e criar novas com condições atrativas. Além disso, são ofertados créditos voltados para pequenos e médios empreendedores; inclusive do setor rural, como a agricultura familiar. Também são oferecida linha de crédito para prefeituras, que poderão acessar recursos por meio da Desenvolve MT para investir em projetos de infraestrutura, por exemplo. para o desenvolvimento deste trabalho três diretorias atuarão dentro da estrutura da Desenvolve MT: diretoria de Prospecção e Projetos, que ficará responsável pela atração de investimentos; diretoria de Finanças e Gestão, que cuidará das participações e gestão e; por fim, a diretoria de Desenvolvimento e Crédito, que ficará a cargo das operações de crédito.

 

 

Assessoria
Fotos: Adilson Juliano

Sobre Benedito Edmar Oliveira​ Sales

Assessor de Imprensa da Prefeitura de Poconé.

Deixe uma resposta

Seu email nao sera publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top