Novidades
Home / Notícias / MAIS EDUCAÇÃO

MAIS EDUCAÇÃO

DSC_0019

Alunos realizam avaliação final do programa Mais Alfabetização em Poconé.

Cerca de 300 alunos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino, realizam nesta terça e quarta-feira (13/11 e 14/11), a última das três etapas de avalição do programa Mais Alfabetização na cidade de Poconé (104 km de Cuiabá-MT). As escolas que sediam as provas de avaliação são Antônio Avelino, João Godofredo, Eloísa Elena e Nossa Senhora Aparecida do distrito do Chumbo.

Instituído pelo Ministério da Educação, o projeto é uma estratégia que visa fortalecer e apoiar o processo de alfabetização desses estudantes, com ênfase na leitura, escrita e matemática. O programa federal também tem a finalidade de prevenir contra o abandono e reprovação escolares, além da distorção idade/ano na escolaridade.

A primeira avaliação (diagnóstica) consiste na identificação de como está o nível de alfabetização das crianças entre 06 e 07 anos de idade (1º e 2º Ano) que foram selecionadas devidas suas vulnerabilidades no aprendizado.

A partir disso, são realizadas aulas de reforço, através dos assistentes de alfabetização, que auxiliam os professores regentes no desenvolvimento de atividades pedagógicas. Todo esse trabalho é feito de acordo com a organização de cada escola e seguido por orientação da Secretaria Municipal de Educação.

A segunda avaliação (percurso) consiste na verificação de como estão indo todos os trabalhos e metodologias empregadas, bem como, o desempenho de cada aluno e, por fim, a terceira e última etapa onde é feita a avaliação final (somativa) para se obter o resultado concluso e definitivo destes seis meses das aulas.

A coordenadora regional do programa Mais Alfabetização, Silmara Lopes, esteve presente no município de Poconé na última terça-feira (13/11) e visitou os locais das provas. Ela aproveitou para conversar com toda equipe da Secretaria Municipal de Educação e com diretores e professores das escolas onde foram realizadas as avaliações finais.

Neste programa o professor tem a oportunidade de verificar quais são os descritores que a criança precisa aprender no 1° e 2° Ano, e nas devolutivas pedagógicas é possível o professor estar verificando”, destacou a coordenadora.

Já a secretária municipal de Educação, Ornella Falcão, destaca a importância das parcerias para a oferta de um ensino de mais qualidade aos alunos poconeanos. “Desde que assumimos esta pasta, temos buscado todas as parcerias possíveis, dentro de todas as esferas governamentais, e este programa veio para somar com as escolas municipais, tanto do campo quanto da cidade, e deixa clara a nossa preocupação com a qualidade do ensino em nossa cidade”, afirmou a secretária Ornella.

 

Sobre Jonathan Cruz

Jonathan Cruz (1994) Publicitário, Técnico em informatica, Design Gráfico e Motion Design. É sócio proprietário da Panta Produções, Assessor de imprensa no Município de Poconé. Jonathan Carlos D. da Cruz nasceu em Poconé, Mato Grosso, no dia 20 de agosto de 1994.

Deixe uma resposta

Seu email nao sera publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top