Home / Notícias / Prefeito se reúne com a Equipe da Funasa e Tribunal De Justiça para assinatura do Termo de Cooperação para atender comunidades rurais.

Prefeito se reúne com a Equipe da Funasa e Tribunal De Justiça para assinatura do Termo de Cooperação para atender comunidades rurais.

IMG_9865
Fonte: Assessoria de Comunicação

Na manhã desta sexta-feira (10/08) o Prefeito de Poconé assinou o “Termo de Cooperação” com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a implantação do sistema de tratamento de água irão atender duas comunidades rurais do município.

Uma das principais preocupações da atual gestão vem sendo a melhoria na qualidade de vida nas zonas rurais e ribeirinhas mais carentes da região, com o projeto SALTA-Z que será distribuído pela Prefeitura Municipal em parceria com a FUNASA e o Poder Judiciário de Mato Grosso, as comunidades terão uma alternativa na coleta e tratamento da água para consumo.

IMG_9860

A assinatura do termo aconteceu na sede da Prefeitura Municipal de Poconé, 104km de Cuiabá, e contou com a presença do Prefeito Municipal Atail Marques do Amaral (Tatá Amaral), da Secretária de Ação Social Joelma Gomes, Secretária de Meio Ambiente Daniele Assis, o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário Rural e Urbano Guido Maria da Silva (Guido do Barreirinho), Leliane Barbosa Chefe do Serviço de Saúde Ambiental da FUNASA, Aurineide Mariano Assessora da Justiça Comunitária e também do Coordenador do Projeto Ribeirinho Cidadão o Sr. Juiz de Direito Dr. Jorge Luís Tadeu Rodrigues.

O objetivo desse projeto é levar as comunidades mais carentes uma alternativa na coleta e tratamento da água para consumo, além da implantação do sistema, os moradores irão receber um curso de capacitação para que possam manusear corretamente o material, a prefeitura se compromete com a montagem, instalação e revisão do sistema, para que tudo funcione nos conformes e os moradores possam utilizar uma água de boa qualidade em seus afazeres no dia-a-dia.

IMG_9867

O Sr. Juiz de Direito Dr. Jorge Luís Tadeu Rodrigues coordenador do Projeto Ribeirinho Cidadão, ressaltou a importância da parceria da FUNASA e Prefeitura Municipal de Poconé que continua dando continuidade ao que o Projeto Ribeirinho Cidadão vem excitando, e o quão importante vem a ser esse projeto para essas comunidades “por que a agua potável é muito importante para nós e tem reflexos na nossa saúde, além do ganho natural para a população que está sendo beneficiada, para o próprio município é um ganho por que agora com uma agua de boa qualidade, consequentemente as pessoas terão menos problemas de saúde devido a esse motivo, e a demanda nos postos de saúde irão diminuir”.

O prefeito Tatá Amaral, ressaltou a importância dessas parcerias e o quão fundamental elas são para solucionar esses problemas que tanto afligem os moradores dessas regiões e firmou o compromisso de buscar meios de viabilizar e estender esse projeto para todas as comunidades que necessitem desse serviço “Com essa definição que estamos tendo aqui hoje, estamos dando sequência no trabalho do Projeto Ribeirinho Cidadão, do qual iremos estar contemplando no município de Poconé mais duas comunidades levando agua de qualidade, com esse trabalho em parceria com o Tribunal de Justiça e a FUNASA poderemos atender mais de 100 pessoas e isso é de grande valia principalmente para essa população que mais precisa, para essas pessoas que estão ali que não tem acesso a uma agua de qualidade.

Além desses projetos o Prefeito Municipal Tatá Amaral disse em entrevista, que busca meios para reativar um projeto que estava parado e que agora colocou como prioridade em sua gestão que é fazer funcionar uma UBS Fluvial (Unidades Básicas de Saúde), que são embarcações providas com a ambiência, mobiliário e equipamentos necessários para atender à população ribeirinha. Nos próximos dias o Prefeito de Poconé e de outros municípios estarão em reunião para assinar um termo de compromisso e ver a possibilidade de entregar esse projeto até o primeiro semestre de 2020, facilitando assim, ainda mais o acesso e atendimento as comunidades menos favorecidas da região.

Sobre Jonathan Cruz

Jonathan Cruz (1994) Publicitário, Técnico em informatica, Design Gráfico e Motion Design. É sócio proprietário da Panta Produções, Assessor de imprensa no Município de Poconé. Jonathan Carlos D. da Cruz nasceu em Poconé, Mato Grosso, no dia 20 de agosto de 1994.

Deixe uma resposta

Seu email nao sera publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top