Novidades
Home / Notícias / PREVENÇÃO

PREVENÇÃO

20171201_075628PREVENÇÃO DE DST/AIDS É TEMA DE CAMPANHA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE POCONÉ
Benedito Edmar – Assessor de Imprensa PM/Poconé
Fotos: Adilson Juliano

 

No mundo todo, o dia 01 de Dezembro é o Dia “D” de Prevenção a Aids, e em Poconé (104 km ao sul de Cuiabá), através de parcerias envolvendo o Programa Saúde na Escola (PSE), CAP-Sesc, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e escolas, está sendo desenvolvido o projeto “Sexualidade na Escola”, que visa levar informações, sanar dúvidas e prestar maiores esclarecimentos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), gravidez na adolescência, aborto, dentre outros.
A  Aids é uma doença causada pelo vírus HIV e que é transmitida através da troca de secreções (sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno) entre uma pessoa infectada e uma pessoa sadia, em situações como relações sexuais desprotegidas ou transfusões de sangue. Por isso, hábitos simples como o uso do preservativo durante o sexo e a utilização de seringas e agulhas descartáveis são a melhor forma para evitar a transmissão do vírus. O teste rápido de HIV é feito a partir da coleta de uma pequena quantidade de sangue da ponta do dedo. A preocupação com os jovens, segundo ela, é que muitos estão começando a manter relações sexuais enquanto outras gerações que vivem com HIV/AIDS tem mantido uma qualidade de vida digna por conta dos tratamentos iniciados pelo SUS e isso tem ocasionado uma falsa impressão de que a Aids estaria estabilizada.
PicsArt_12-01-03.17.34A campanha, que teve início nas escolas na manhã desta sexta-feira (01/12) e vai até o dia 13 de Dezembro, atingirá centenas de alunos do ensino médio das escolas públicas de Poconé, sendo elas: Profª Eucáris Nunes, Gal. Caetano de Alburquerque, Marechal Rondon, Frei Carlos Valete, Antônio João Ribeiro, Juscelino Kubitschek (JK) e Maria Helena.
“Desde o início do ano já fazemos esse trabalho de prevenção nas escolas, mas agora mais ativamente porque entramos no mês do Dezembro Vermelho, onde se faz, no mundo todo, a Campanha Contra a Aids. A primeira escola que viemos é a Profª Eucáris e esperamos atingir nossa meta, com êxito em todas até o dia 13”, disse a coordenadora do Programa Saúde na Escola em Poconé, Lúcia Neves.

 

PicsArt_12-01-03.33.12Profissionais da área médica, educadores e voluntários participam da campanha desenvolvendo palestras e oficinas educativas de como se prevenir das IST’s/Aids, gravidez precoce, aborto e também a utilização correta dos meios contraceptivos e preservativos (camisinha) masculino e feminino. Também são utilizados, material do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, do Ministério da Saúde, para esclarecer sobre as formas de contágio das DST e Aids, prevenção, a importância do uso do preservativo e orientação para procurar serviço médico em caso de sintomas.
“Durante este mês de Dezembro, toda a nossa equipe de saúde, médicos, enfermeiros e demais colaboradores, estaremos fazendo essa campanha que visa alertar e orientar nossos jovens e adolescentes nesta luta contra a Aids, afinal ela é uma doença que cresceu muito, os índices são alarmantes e precisamos buscar, ao máximo, essa prevenção”, frisou Rafaela Assis, enfermeira responsável pela coordenação das  Unidades Básicas de Saúde de Poconé.

 

Sobre Benedito Edmar Oliveira​ Sales

Assessor de Imprensa da Prefeitura de Poconé.

Deixe uma resposta

Seu email nao sera publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top