Home / Notícias / PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

DSC_0506Ibama/Prevfogo seleciona brigadistas para combate a incêndios florestais no Pantanal

Nesta quarta-feira(19/04), instrutores do Prevfogo estiveram em Poconé-MT(104 km ao sul de Cuiabá) realizando o processo de seleção dos 13 brigadistas que irão atuar na prevenção e combate a incêndios florestais na região do Pantanal Matogrossense. As provas de avaliação são feitas através de análise de currículos, testes de aptidão física (TAF) e teste de habilidade no uso de ferramentas agrícolas (THUFA), potencial de liderança e Curso de Formação de Brigadas. Os testes iniciais foram realizados no período matutino no Clube Cidade Rosa(CCR), e reuniu 21 candidatos, entre eles uma mulher.

 

DSC_0507
Na primeira prova, de força e resistência, os candidatos tiveram que caminhar numa distância de 2.400 metros carregando em suas costas uma bomba costal pesando 25 quilos.

 

 

 

DSC_0562

A segunda prova foi de habilidade com ferramentas agrícolas(enxada), onde exigiu que cada candidato carpinasse uma área de 5×3 metros dentro de um tempo de 20 minutos.

 

 

 

O aprovados serão contratados pelo IBAMA por um período de 06 meses recebendo salários entre R$1.500,00 a R$ 2.000,00 de acordo com sua posição na brigada(brigadista, chefe de esquadrão e chefe de brigada). Ainda receberão uniformes contendo todos os equipamentos de proteção individual (coturnos, óculos, luva, balaclava, capacete, entre outros).
O município de Poconé está dando suporte via Secretaria de Meio Ambiente através do chamamento dos candidatos e na cedência do espaço onde funcionará a Brigada de Incêndio no município ao lado do CAT(Centro de Atendimento ao Turista), na região central.
Quem esteve avaliando os candidatos foi o instrutor Roberto Fernandes que com mais de 14 anos de experiência na área de treinamento de brigadistas florestais que disse esperar a formação de uma boa equipe.

 

Jacó Ronaldo ( Coordernador Prevfogo/MT)
Jacó Ronaldo
Coordenador Prevfogo/MT
 O Coordenador do Prevfogo em Mato Grosso, Jacó Ronaldo Kuffner, informou que o Estado possui 10 brigadas de incêndio, dentre elas Poconé, que geram cerca de 160 empregos diretos nos períodos de estiagem, e que além do material humano, o IBAMA também conta com a ajuda da tecnologia através de satélites que monitoram diariamente o surgimento de novos focos de incêndio.
“A brigada existe por causa do Pantanal, e atende basicamente as queimadas controladas nas áreas autorizadas pela SEMA, nas pequenas, médias e grandes propriedades. Serão 13 brigadistas, composto de 01 chefe de brigada e 02 chefes de esquadrão, cada esquadrão são 05.”, disse.

 

 

 

 

Doralice Rosa foi a única mulher participante no preocesso seletivo para brigadista

Doralice Rosa foi a única mulher participante no processo seletivo para brigadista

 

Assessoria: Benedito Edmar

Fotos: Adilson Juliano

 

Sobre Benedito Edmar Oliveira​ Sales

Assessor de Imprensa da Prefeitura de Poconé.

Deixe uma resposta

Seu email nao sera publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top