Novidades
Home / Notícias / SAÚDE/ VACINAÇÃO

SAÚDE/ VACINAÇÃO

 

FB_IMG_1492619709744COMEÇA  CAMPANHA CONTRA  INFLUENZA EM POCONÉ

 

A Secretaria Municipal de Saúde Poconé deu início nesta segunda-feira (17) a vacinação contra Influenza. A Ação faz parte da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe que é realizada em todo o Brasil entre 17 de abril e 26 de maio com o “Dia D” de mobilização marcado para 13 de maio. Em Poconé, a previsão é vacinar 8.136 pessoas  que integram o público alvo da Campanha.
Influenza – Também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após o contato com superfícies recém- contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.  A doença é causada pelos vírus influenza A, B e C e pode levar ao agravamento e óbito de pessoas que apresentem fatores ou condições de risco.
O público-alvo da campanha é formado pelas crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, indivíduos com  60 anos ou mais de idade, indivíduos de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, povos indígenas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades) e professores das redes pública e privada.
 Pelo calendário de vacinação, a primeira semana da campanha é destinada exclusivamente para imunizar os profissionais da saúde, em Poconé totalizam cerca de 350 trabalhadores
Conforme a Coordenação da Atenção Básica, a meta este ano é vacinar pelo menos 90% dos grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde. Explica que neste primeiro momento para iniciar a campanha  o município de Poconé recebeu 1.100 doses. À medida que o estoque for sendo utilizado nos  pacientes prioritárias novas doses serão encaminhadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
 Todos os postos de saúde de Poconé irão vacinar.  “O “Dia D” será 13 de maio (sábado) em período integral”, enfatiza a Secretaria Municipal de Saúde.
Os profissionais de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde já receberam orientações técnicas acerca da Campanha Nacional. “Este ano, a novidade é a inclusão dos professores da Rede pública e privada como público alvo. A vacina disponível protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B”,.
PROCURE SUA UNIDADE DE SAÚDE E LEVE SUA CADERNETA DE VACINAÇÃO
Locais Vacinações
1- PSF – BOM PASTOR
2- PSF- CENTRAL
3- PSF- COHAB NOVA
4- PSF- JOÃO GODOFREDO
5- PSF- SANTA TEREZA
6- PSF- SÃO BENEDITO
7- PSF- CANGAS
8- PSF- CHUMBO

Sobre Benedito Edmar Oliveira​ Sales

Assessor de Imprensa da Prefeitura de Poconé.

Deixe uma resposta

Seu email nao sera publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top