Home / Notícias / SAÚDE/MATERNIDADE

SAÚDE/MATERNIDADE

20170418_073536Sobe o número de crianças nascidas em Poconé este ano

Uma das maiores complicações enfrentadas nos últimos anos na cidade de Poconé-Mt (104 km ao sul de Cuiabá), na área de saúde, tem sido a realização de partos dentro do município.
Mas essa realidade vem mudando aos poucos nos últimos meses, onde mesmo com todas as dificuldades as equipes médicas do município pantaneiro têm vencido este desafio e trazendo ao mundo, e para a vida, muitas crianças. Somente nas últimas semanas foram realizados três partos.

 

Dr. Cassius Klein realizou o nascimento de Vivian
Dr. Cassius Klein realizou o nascimento de Vivian
O primeiro foi no dia 07 de Abril(sexta-feira), dentro da unidade do PAM, onde a equipe do médico Dr. Cassius Klein trabalhou rapidamente no atendimento e trouxe à vida a linda menina Vivian.

 

Equipe do PAM
Equipe do PAM
O segundo parto que merece  grande destaque, pois se tratava de um RN (recém-nascido) com apenas 07 meses de gestação. O menino, que ainda não recebeu nome, nasceu no dia 15 de Abril(sábado), às 22h00m, com 41cm e 1,8 kg através de um trabalho em conjunto envolvendo as equipes do SAMU ( Serviço Móvel de Urgência) que rapidamente buscou a gestante, PAM (Pronto Atendimento Médico) com sua equipe médica, e Hospital Geral de Poconé com a equipe de enfermagem.
Ele foi o quarto filho da dona-de-casa  Jocimara Domingas da Silva,  de 24 anos, moradora do bairro São Benedito. O marido dela, Luciano do Carmo Costa Lima trabalha como guia turístico, e também é pescador, e ficou encantado com o filho.
Nesse caso, a equipe médica do PAM procurou uma UTI Neonatal junto à cidade de Tangará da Serra, porém não obteve êxito. Segundo a mãe foram momentos de intensa agonia até o momento do parto, pois ela não esperava que o bebê pudesse vir antes do dia e hora planejados.
 A UTI Neonatal é um local específico do hospital onde bebês recém-nascidos que apresentam algum risco de vida, e também todos os que nascem prematuros, ou seja, com menos de 37 semanas de gestação, são assistidos 24 horas por dia por uma equipe de enfermeiras e médico. O bebê prematuro fica dentro de uma incubadora, mantendo aquecido e ligado a equipamentos que o mantém respirando.
Ele nasceu dentro da unidade do PAM, nas mãos do médico Dr. Péricles, e com a ajuda da equipe do Hospital Geral de Poconé vem se mantendo estabilizado, aquecido pela enfermagem e observado por médicos até que possa receber alta, o que deve acontecer ainda nesta semana.
Tales nasceu saudável para felicidade de sua mãe

Tales nasceu saudável para felicidade de sua mãe Fabiane

Para Poconé, casos como estes passam a ser um resgate da cidadania, uma vez que, nos documentos das crianças constará o município como local de nascimento, privilégio de mais um bebê nascido na manhã desta terça-feira(18/04), em mais uma parceria PAM/HGP, onde o médico Humberto Tadeu e equipe realizaram o parto do menino Tales, que nasceu saudável e cheio de vigor. A enfermeira voluntária Joalene Gomes, e a responsável técnica pelo PAM, enfermeira Deusa Alves, esperam que casos como estes possam se multiplar com segurança e maior comodidade para as famílias poconeanas, e para isso as equipes têm se empenhado na qualificação profissional e na busca de melhoria na estrutura da unidade.

 

Assessoria: Benedito Edmar 

Sobre Benedito Edmar Oliveira​ Sales

Assessor de Imprensa da Prefeitura de Poconé.

Deixe uma resposta

Seu email nao sera publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top