Home / Notícias / Secretaria de Saúde posta Nota Técnica de Esclarecimento referente ao ocorrido na Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira

Secretaria de Saúde posta Nota Técnica de Esclarecimento referente ao ocorrido na Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira

materia tracoma cópia
Fonte: Assessoria de Comunicação

Na manhã desta quarta-feira (22/08) foi publicada uma nota de esclarecimento a respeito do incidente ocorrido após o tratamento de Tracoma em alguns alunos matriculados na Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira no Bairro Cohab Nova, através da Campanha do Ministério da Saúde Hanseníase, Verminose e Tracoma, aderido então pelo município de Poconé, sendo desenvolvido pelo Programa Saúde na Escola (PSE) em nossa cidade.

Em nosso município a campanha iniciou durante o mês de março, data em que foi distribuído nas escolas do município um informe a ser entregue aos pais, com intuito de comunicar a realização da avaliação e tratamento do tracoma, tais procedimentos foram realizados em várias fases, em nove escolas da nossa cidade.

Mediante o relatório encaminhado pela Secretaria Estadual de Saúde, conforme recomendações do Ministério Da Saúde, após análise e diagnóstico nos alunos da referida escola, recomendou “Tratar coletivamente os alunos da Escola Estadual Juscelino Kubitschek”, turmas: 2ºB (11,7%), 4ºA (16,6%), 3ºA (10%), 8ºB (16%) E 7ºA (12%). ” Foram analisados o total de 346 alunos na escola supracitada, destes 168 foram diagnosticados como casos positivos, sendo então necessário a realização do tratamento conforme indicação do Ministério da Saúde.

O tratamento preconizado pelo Ministério da Saúde é realizado através do fornecimento da medicação Azitromicina (20mg/kg de peso em dose única, via oral, dose máxima 1g). Para isso durante o tratamento, supervisionado por profissional médico, enfermeiro e agente de saúde, com autorização prévia dos pais através de assinatura em declaração entregue aos mesmos pela escola. Foi realizada a devida a pesagem de cada aluno e então administrado a dosagem da medicação conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

Segundo a ANVISA (Agência De Vigilância Sanitária) entre os efeitos colaterais a medicação os mais frequentes são: diarreia, vômito e dor abdominal.

O total de 60 alunos da Escola Estadual foram submetidos ao tratamento, destes, 12 alunos apresentam tais reações ao medicamento ofertado. Os alunos supracitados foram avaliados pela equipe médica e de enfermagem do Pronto Atendimento Médico (PAM) do nosso município sendo então, tratados e retornando a sua residência sem apresentar em maiores reações adversas. A nossa Secretaria de Saúde se disponibiliza a retirar qualquer dúvida e mantém-se em total disposição a auxiliar as crianças e familiares.

Ressaltamos, entretanto a real importância dessa campanha e seu tratamento para que seja realizada a prevenção de doenças e em relação ao tracoma, a prevenção de problemas oftalmológicos graves que podem levar à cegueira pedimos perdão em falhas que ocorreram de modo indireto e não intencional e já estamos buscando meios para que tais falhas sejam sanadas e assim possamos ofertar educação em saúde de modo resolutivo e humanizado e eficaz.

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

Secretaria de Saúde – Nota Técnica de Esclarecimento Campanha do Ministério da Saúde Hanseníase, Verminose e Tracoma

 

 

Sobre Jonathan Cruz

Jonathan Cruz (1994) Publicitário, Técnico em informatica, Design Gráfico e Motion Design. É sócio proprietário da Panta Produções, Assessor de imprensa no Município de Poconé. Jonathan Carlos D. da Cruz nasceu em Poconé, Mato Grosso, no dia 20 de agosto de 1994.

Deixe uma resposta

Seu email nao sera publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top