Novidades
Home / Notícias / SELO UNICEF

SELO UNICEF

IMG-20180508-WA0046Comissão Intersetorial do Selo Unicef reúne para definir ações em Poconé

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Poconé
Na manhã de terça-feira (08/05), a Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência esteve reunida para definir os planos e metas para a realização do 1º Fórum Comunitário pelo Selo Unicef de Poconé (104 km de cuiabá). O encontro foi realizado na sede do Centro de Referência da Assistência Social.
Estiveram presentes na reunião a articuladora, Jucinéia Araújo, o mobilizador de jovens e adolescentes, Brayan Rondon, a secretária de Assistência Social, Joelma Gomes, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rosangela Oliveira, e demais representantes de órgãos e segmentos da sociedade que atuam na  busca de melhorias na vida de crianças e adolescentes.
Selo Unicef Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes em situação de vulnerabilidade, contribuindo para o Brasil implementar o Estatuto da Criança e do Adolescente e reduzir as disparidades regionais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
previewCabe a comissão mobilizadora, planejar e desenvolver ações em diversas áreas como educação, saúde, esporte, proteção e participação social de crianças e adolescentes, afim de promover o fortalecimento de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, sugerindo e indicando os planos e metas para alcance de resultados positivos. No Brasil, 1.901 municípios estão inscritos para receber o Selo Unicef, dentre eles, 72 de Mato Grosso, sendo um deles Poconé. As prefeituras interessadas devem conhecer o regulamento e o termo de adesão, preenche -los, e, em seguida, assinar e encaminhar o formulário para o escritório do Unicef que acompanha o estado onde o município se localiza.
Os municípios são capacitados e recebem as guias de orientação para o planejamento e o desenvolvimento de ações voltadas para o alcance de objetivos em três eixos: 1) Impacto Social; 2) Gestão de Políticas Públicas; e 3) Participação Social. Tudo isso, resultado de um esforço coletivo para que os governos federal, estaduais e municipais e a sociedade organizada, assegurem a cada criança e cada adolescente o direito a sobreviver e se desenvolver livre das situações de risco e vulnerabilidade que possam ficar expostas a elas, oferecendo-lhes aprendizagem, proteção e prioridade absoluta nas políticas públicas, respeitando suas identidades etnorraciais.
O reconhecimento através do Selo Unicef é uma grande conquista de todos os envolvidos na ação, resultado de união de esforços na busca de melhoria da vida das crianças e adolescentes, onde os municípios certificados recebem a autorização para utilizar a logomarca do Selo Unicef Município Aprovado  e o reconhecimento internacional pelas conquistas alcançadas.

 

Sobre Benedito Edmar Oliveira​ Sales

Assessor de Imprensa da Prefeitura de Poconé.

Deixe uma resposta

Seu email nao sera publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top