Novidades
Home / Notícias / SERVIÇO MILITAR

SERVIÇO MILITAR

_DSC0037

Jovens prestam juramento a bandeira e são dispensados do Serviço Militar em Poconé.

Na manhã de sexta-feira (23/11), em Abertura Oficial da “Semana Antônio João Ribeiro”, comemorada de 23 a 30 de novembro, a 64ª Junta do Serviço Militar promoveu a solenidade de Juramento à Bandeira e entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação, aos cidadãos da classe 2000 e anos anteriores, no município de Poconé (104 km de Cuiabá).

O ato foi realizado na Praça da Matriz, em frente aos pavilhões das bandeiras (nacional, estado e município) e busto de homenagem ao tenente Antônio João Ribeiro e contou com presenças do prefeito Tatá Amaral (PR), que esteve acompanhado de seu secretariado e diretores, vereadores, do secretário da Junta Militar João Bosco de Oliveira e Silva, do delegado do Serviço Militar, tenente Marco Antônio Carneiro, do representante do comando da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, tenente Conrado, membros da Soap (Sociedade Amigos de Poconé), dentre outros.

A cerimônia teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro, entoado pela Banda Municipal Cidade Rosa, e, posteriormente, os 80 jovens dispensados do serviço militar realizaram o juramento. O tenente Conrado fez um pronunciamento salientando a importância do ato e do juramento dos jovens em defender a pátria, afirmando que o juramento é válido por toda a vida.

Já o tenente Carneiro fez uma leitura alusiva ao herói, tenente Antônio João Ribeiro.  Representando o município, o Prefeito Tatá Amaral destacou a importância das forças militares para a nação brasileira, principalmente, na formação dos jovens, no resgate e valorização do patriotismo nas escolas.

Na oportunidade, também houve a participação de alunos e professores das escolas Antônio João Ribeiro, General Caetano de Albuquerque e dos alunos do projeto Polícia Militar Mirim, que foram homenageados pelo Exército com entrega de bandeiras e kit´s relacionados ao patriotismo. Ao final do ato, os jovens dispensados receberam os certificados de reservistas de dispensa do serviço militar.

Histórico de Antônio João Ribeiro

Antônio João Ribeiro é um herói brasileiro, nascido, na então, Vila de Poconé – MT, em 24 de novembro de 1823, que ingressou na Força, como soldado voluntário, em 06 de março de 1841 e atingiu o oficialato, sendo promovido a 1º tenente em 02 de dezembro de 1860 e comissionado como comandante da Colônia Militar de Dourados, à frente da qual viria a falecer quatro anos e 27 dias mais tarde.

Em 29 de dezembro de 1864, em Mato Grosso, no comando de uma guarnição isolada, escreveu uma das mais comoventes páginas da nossa história militar ao sacrificar sua vida na defesa de seu posto e, por via de consequência, do solo pátrio, deixando em um bilhete que não chegou ao seu destino a histórica frase: “Sei que morro, mas o meu sangue e o de meus companheiros servirá de protesto solene contra a invasão do solo de minha Pátria”.

 

Sobre Jonathan Cruz

Jonathan Cruz (1994) Publicitário, Técnico em informatica, Design Gráfico e Motion Design. É sócio proprietário da Panta Produções, Assessor de imprensa no Município de Poconé. Jonathan Carlos D. da Cruz nasceu em Poconé, Mato Grosso, no dia 20 de agosto de 1994.

Deixe uma resposta

Seu email nao sera publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top