Poconé – MT, Município da região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, distante da Capital 100 KM, Município histórico com 228 anos, conta com uma população de 29.970 pessoas sendo 22.182 na zona urbana e 7.788 na zona rural. O Município conta com 14 bairros, 05 vilas, 02 distritos (Distrito de Cangas e Distrito de N. Senhora Aparecida do Chumbo), 72 comunidades (Zona Rural) e 11 Assentamentos.

Suas principais atividades econômicas são: Pecuária, Mineração, Agricultura e com grandes potencialidades no Turismo, pois o Município de Poconé é o Portal de entrada do Pantanal Matogrossense, sendo inúmeras as Pousadas e hotéis no decorrer da Rodovia Transpantaneira ( Rod. Zelito Dorileo), que diariamente recebem grande fluxo de Turistas de várias partes do Brasil e do Mundo, querendo conhecer as nossas belezas naturais, fluxo esse que aumenta de ano em ano, o que nos dá a certeza que em um futuro bem próximo o Município de Poconé, estará sendo um dos mais procurados quando se tratar na questão Turismo/Ecologia.

DADOS REFERENTES AO MUNICÍPIO


C.D.L. (CÂMARA DE DIRIGENTES LOGISTAS).

Endereço: Rua 15 de Novembro Nº 60, Bairro Centro, Fone .
Presidente: Domingos Oscar Beall.
Conta com 60 filiados, sendo 58 no Comércio Varejista e 2 Prestadores de serviço.


EXATORIA.

No entanto vale ressaltar que existem 346 inscrições ativas, entre comércios, indústrias e serviços e 672 produtores rurais inscritos ativos em nosso município, 677 suspensos temporariamente, e 612 que deram baixa. (Fonte Exatoria).


NO MUNIÍPIO DE POCONÉ ENTRE AS VÁRIAS ATIVIDADES DO COMÉRCIO, PODEMOS DESTACAR AS SEGUINTES.

O comércio conta com:
04 Drogarias.
08 Postos de Gasolina.
04 Revendas de Motocicletas (Autorizadas).
05 Lojas de Móveis e eletrodomésticos de grande porte.
05 Lojas de matérias de construção de grande porte.
05 Lojas de compra de ouro.


O MUNICÍPIO CONTA TAMBEM COM UMA USINA DE ALCOOL, LOCALIZADA NO DISTRITO DO CHUMBO.

ALCOPAN – ALCOOL DO PANTANAL LTDA – CGC /0001-30 do Grupo Zulli, gerando 1.500 empregos diretos durante a safra e 600 empregos diretos na entre safra . Fone .

SINDICATO RURAL DE POCONÉ.

Endereço: Av Dom Aquino s/n, fone .
Presidente: Dr. Cristóvão Afonso da Silva.
Conta com 300 Produtores Rurais (Fazendeiros associados)
O município de Poconé tem um rebanho bovino de 367.263 cabeças de gado (Fonte INDEA)


ABCCP – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE CAVALO PANTANEIRO.

Endereço: Rua Joaquim Murtinho s/n, Fone .
Conta com 120 associados e um rebanho eqüino de 4.000 animais.


JJ LEILÕES DE GADO.

Realiza leilões 2º e 4º domingo de todo mês.
Endereço: Rodovia poconé Porto Cercado KM 01 Fone: .
Com uma média de 800 cabeças comercializadas por mês.


EXISTEM DUAS UNIDADES DO SESC NO NOSSO MUNICÍPIO.

O SESC – CAP, que desenvolve várias atividades educacionais e culturais (Escola, Teatro, Cinema, Colônia de férias, e outras).
O SESC – PANTANAL, localizado na região do Porto Cercado (Rio Cuiabá), sendo este um dos melhores Hotel/Turismo do Estado de Mato Grosso.


A CIDADE CONTA SOMENTE COM UMA AGÊNCIA BANCARIA, A DO BANCO DO BRASIL.

Endereço: Rua Campos Sales s/n, bairro centro, Fone , sendo que esta agência entre correntistas e conta poupança tem um total de 5.000 clientes.


NA AGÊNCIA DO CORREIO LOCAL,

Funciona um Banco Postal Bradesco/Correio, com um total de 800 clientes.


SERVIÇOS DESENVOLVIDOS PELA CEF – CAIXA ECONÔMICA FEDERAL NO NOSSO MUNICÍPIO.

Junto a casa Lotérica localizada na rua Campos Sales s/n, centro, ela presta alguns serviços de Banco Saque, no Cartão e depósito.




COOPERATIVA DOS GARIMPEIROS (COOPERPOCONÉ)

Cooperativa de Ouro, localizada na Praça da Matriz s/n, centro, tem como Presidente o Sr. André Molina, conta com mais de 20 associados, sendo que no Município de Poconé existem 14 garimpos de Ouro de grande porte, 200 filãozeiros que exercem essa profissão, sendo que a estimativa mensal de extração de ouro por mês gira em torno de 80 kilos.


TURISMO.

O Município conta com 05 Hotéis e 32 Pousadas no Pantanal, que recebem um grande número de Turistas todo ano, passam pela cidade aproximadamente todo dia 100 pessoas (Turistas).


CERÂMICA.

O Município conta com duas cerâmicas de grande porte, com fabricação de telhas, tijolos e similares.


COMÉRCIO DE COUROS DE JACARÉS.

O Município adquiriu e doou como forma de incentivo 25 hectares de área, para instalação da Empresa AGUACERITO LEATHER COMÉRCIO DE COUROS LTDA, nome fantasia Pantanal Caiman parque, para atividades de criação de jacarés peixes e/ou outros animais silvestres, e no comércio de couros de jacarés e derivados, procurando melhorar no Município a questão de emprego e renda.



SAÚDE

O Município conta com 01 Hospital, 01 PAM (Pronto Atendimento Médico) que funciona 24 hs mantido pelo Poder Público Municipal, ambos localizado na Av D Aquino s/n, 08 PSF (Posto Saúde da Família), 01 CAPS (Centro de Atendimento Pisicosocial) e 01 Central de Especialidade Médica, localizada no bairro Jurumirin.


EDUCAÇÃO

O Município conta com 05 Escolas Municipais na cidade e 49 Escolas Municipais na Zona Rural, com um total de 2.816 alunos, sendo 10 as Escolas Estaduais, com um total de 5.883 alunos. No Município existem 07 creches que são gerenciadas pela Secretaria de Educação, com um total de 537 alunos na Creche.
A Prefeitura Municipal de Poconé firmou convênio/parceria com a UNEMAT, para a realização dos cursos de Biologia e Geografia, já no ano de 2006, em um belíssimo Campus Universitário, do Poder Público Municipal (localizado na Rod. Poconé-Porto Cercado, no Parque de Exposição).
Existem ainda 03 Escolas Particulares no Município de Poconé, com um total de 790 alunos.

FONTES CONSULTADAS:
- TCE (TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO) SITE tce.mt.gov.br/ (CREM) Controle Receitas Municipais (Ver arrecadação)
- CDL
- SINDICATO RURAL DE POCONÉ
- EXATORIA
- ABCCP
- AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL
- AGÊNCIA DO CORREIO
- LOTÉRICA POCONÉ
- COOPERATIVA DOS GARIMPEIROS
- INDEA
- SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO.
- SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Endereço Prefeitura Municipal de Poconé
Praça da Matriz s/n, centro
Poconé MT

– –

endereço eletrônico pmpocone.com.br